Subscribe:

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Estudantes fazem manifestação pedindo melhorias no ensino público, em Caxias do Sul

Cerca de dois mil estudantes de diversas escolas estaduais de Caxias do Sul e região realizaram uma manifestação cobrando melhorias no ensino público do Brasil. O ato ocorreu na manhã desta quarta-feira (3) na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias e integra a Jornada de Lutas da Juventude, que ocorre anualmente em todo o país.

Um trio elétrico foi colocado em frente à Dante, o que ocasionou no bloqueio da Avenida Júlio de Castilhos por cerca de uma hora. Enquanto no trio, militantes cantaram músicas referentes a vida estudantil e pediam melhorias em geral para a educação e a existência de um campos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias, na rua, estudantes do ensino médio pediam esclarecimentos referentes ao novo ensino médio, chamado de politécnico, que entrou em vigor em todas as instituições estaduais do Rio Grande do Sul.

Ouve diversas falhas por parte da organização do protesto. Os militantes pouquíssimas vezes fizeram referência ao Politécnico e até mesmo defenderam a Reforma Agrária, que não constava na lista de "bandeiras" que seriam levantadas pela manifestação, conforme o post de uma das organizadoras do ato no Facebook. Além disso, a manifestação marcada para às 9h, se iniciou cerca de 30 minutos depois, porque, no horário marcado, os militantes saíam da Escola Emílio Meyer e se dirigiam até a Praça Dante Alighieri, assim como inúmeros alunos do Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza, que foram da sede da escola até o local do encontro a pé. 

Os alunos reclamam que os professores não foram preparados para trabalhar na nova proposta e que disciplinas tradicionais, como Português e Matemática, tiveram a carga horária reduzida para a implantação dos Seminários Integrados, componente que visa a execução de projetos por parte do aluno.

Por volta das 10h, os manifestantes se dirigiram até a sede da 4ª CRE (Coordenadora Regional de Educação) - parte manifestou-se em frente à RBS na Rua Bento Gonçalves - para cobrar explicações da coordenadora Eva Márcia Borges Fernandes. Alguns manifestantes jogaram pedras em direção a sede Coordenadoria, ocasionando à quebra de vidros. Também foram jogados contra a 4ª CRE ovos e lixo, além de pelo menos três bombas terem sido soltadas. Uma servidora mostrou o dedo do meio para os manifestantes e a Brigada Militar precisou ser chamada. Segundo informações que ouvi no ato, o desrespeito continuou, mas desta vez envolvendo o vereador mais jovem da história de Caxias do Sul, Rafael Bueno (PCdoB), que teria chamado uma jovem de analfabeta política. 

Por volta das 12h50, com cerca de 200 alunos ainda em frente à Coordenadoria, uma estudante anunciou que os presidentes dos Grêmios Estudantis das escolas Abramo Pezzi, Assis Mariani, Cristóvão de Mendoza, Emílio Meyer, Evaristo de Antoni, EETCS, Imigrante, João Triches,Melvin Jones, São Caetano e Santa Catarina vão ser recebidos por Eva Márcia em uma reunião para que as dúvidas de todas as escolas sejam sanadas e para que sugestões quanto ao novo ensino médio sejam colocadas. O encontro ocorre nesta quinta-feira (4) às 13h30. 

O trânsito no fim da Avenida Júlio de Castilhos, onde fica a 4ª CRE, ficou complicado porque os manifestantes bloquearam a via nos dois sentidos. Os ônibus do transporte coletivo e carros de passeio precisaram ser desviados pelas ruas Ambrósio Leonardelli (sentido bairro Cinquentenário/Centro) e Ambrósio Bonalume (Centro/bairro Cinquentenário). 

Foto: Larissa Rizzon

0 comentários:

Postar um comentário