Subscribe:

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A situação do Ensino Médio Politécnico nas principais escolas de Caxias do Sul

atualizado às 14h57, 19/04

Assim como milhões de estudantes do Rio Grande do Sul, eu peguei as mudanças no ensino médio desde o ano passado, quando estava no 1° ano. Desde 2012, a polêmica é grande, já que o governo estadual adicionou ao currículo escolar uma nova matéria, chamada de Seminário Integrado e diminuiu o número de aulas de matérias essenciais - como Português e Matemática - para quem vai prestar um vestibular ou fará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Contatei alunos das principais escolas de Caxias e que se encontram especialmente no 2° ano do Ensino Médio Politécnico para saber quantas aulas os alunos têm de Português e Matemática - que se encontram no centro dessa polêmica -, quantas aulas de Seminário por área do conhecimento as turmas do ano correspondente têm e qual o horário de aulas no período da manhã.

Confira o resultado do levantamento: 

Alexandre Zattera (bairro Desvio Rizzo) - até a última edição da postagem o aluno contatado não respondeu as questões.

Apolinário Alves dos Santos (Sagrada Família) - O horário de entrada é às 7h30 e o de saída às 11h45. Artes e Educação Física não têm mais aulas práticas. -  Os alunos fazem apenas um ou dois trabalhos por trimestre nestas duas disciplinas. São seis aulas semanais de Seminário Integrado (três de Ciências Humanas e uma de Exatas, Linguagens e Matemática); os alunos da instituição têm três de Língua Portuguesa e Matemática.

Aristides Germani (Rio Branco) - É desta instituição que vem a mudança mais diferente da cidade: os alunos entram e saem no horário normal (7h30 às 11h55) e têm quatro aulas de Português, três de Matemática e duas de Seminário Integrado, que não é dividido em áreas do conhecimento, é uma matéria única e separada das outras, onde o aluno precisa montar um projeto tecnológico. Em todas as quartas-feiras, devido às mudanças, os segundos anos têm aula das 18h às 21h, com dois períodos de Língua Portuguesa e outros dois de Seminário.

Assis Mariani (Jardim Eldorado) - até a última edição da postagem o aluno contatado não respondeu as questões.

Cristóvão de Mendoza (Cinquentenário) - O turno da manhã na maior instituição de ensino de Caxias do Sul funciona das 7h20 às 12h30 e os alunos têm sete aulas de Seminário (duas de Linguagens e Matemática e uma aula de Ciências Humanas e da Natureza); são duas aulas de Matemática e três de Língua Portuguesa. A disciplina de Língua Espanhola também compõe a grade curricular de ensino do 2° ano da escola a partir deste ano.

Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (EETCS) (Cidade Universitária) - O horário de entrada é às 7h e o de saída às 11h55. São quatro aulas de Língua Portuguesa e Matemática por semana e quatro de Seminário Integrado, que assim como o Aristides Germani e diferentemente de outras escolas, não é dividido por áreas do conhecimento, se mantendo assim uma matéria única e separada. 

Emílio Meyer (Exposição) - Os alunos têm aula das 7h20 às 12h20; são nove aulas de Seminário Integrado (três de Linguagens, duas de Matemática, Ciências Humanas e da Natureza), duas de Matemática e três de Língua Portuguesa. Nenhuma disciplina foi retirada do currículo escolar. A reforma no ensino proporcionou a adição da Língua Espanhola junto à grade de matérias.

Evaristo de Antoni (São José) - O turno da manhã na instituição de ensino funciona das 7h20 às 12h20 e os alunos têm duas aulas semanais de Português e Matemática. Quanto ao Seminário Integrado, são oito aulas semanais (duas de Ciências da Natureza, Exatas, Humanas, Linguagens e Matemática)

Imigrante (Bela Vista) - As aulas começam às 7h25 e terminam às 12h25. São oito aulas de Seminário por semana (duas aulas de Ciências Exatas, Humanas, da Natureza e Matemática). Língua Portuguesa e Matemática têm duas aulas semanais cada. 

Olga Maria Kayser (Kayser) - Nesta escola, as aulas vão das 7h20 e se estendem até às 12h10 e os alunos têm três aulas semanais de Português e duas de Matemática. Quanto ao Seminário, são oito aulas por semana, onde o aluno deve fazer uma invenção ou executar um projeto que englobe todas as matérias presentes no currículo escolar. Devido as mudanças, foi retirada uma aula de Educação Física e adicionada à grade uma aula de Língua Espanhola.

Santa Catarina (Santa Catarina) - O horário de aula é das 7h15 às 12h15. São duas aulas de Seminário, em que os alunos executam o "Projeto de Cinema da Escola". Português e Matemática têm duas aulas semanais. Há uma aula aplicada por semana em Biologia, Física, História, Matemática e Química, além de uma aula de Redação. 

0 comentários:

Postar um comentário