Subscribe:

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Estudantes de Caxias do Sul voltam a protestar contra o Ensino Politécnico

Cerca de 1.200 estudantes voltaram a protestar contra o Ensino Médio Politécnico na manhã desta quinta-feira (18), em Caxias do Sul. O ato se iniciou às 8h45 na Praça Dante Alighieri.

Munidos de máscaras, narizes de palhaço e com os rostos pintados e cartazes nas mãos, os estudantes seguiram pelas principais ruas centrais até a sede da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), órgão que monitora a educação pública estadual de doze municípios da Serra. 

Os alunos gritaram por mudanças ou pelo fim do novo ensino médio, chamado de Politécnico e implantado desde 2012 pelo governo estadual nas escolas do Rio Grande do Sul. Eles também reclamam por conta do número excessivo de aulas da nova matéria do currículo escolar: o Seminário Integrado, que visa a execução de projetos por parte do aluno em quatro diferentes áreas do conhecimento.

Estudantes tomam a Avenida Júlio de Castilhos à caminho da 4ª CRE. Foto: Mitzrael Mattos.

Porém, para a inclusão da nova disciplina, matérias tradicionais -  e essenciais para o Vestibular e ENEM - como Português e Matemática, tiveram suas cargas horárias reduzidas. Este ponto e a falta de preparação para trabalhar com o Seminário, também foram criticados e reivindicados pelos estudantes.

Segundo a assessoria de imprensa da 4ª CRE, cinco alunos foram convidados para participar de uma reunião ainda hoje com representantes da Coordenadoria, porém não aceitaram o convite.

De acordo com um dos organizadores da manifestação, o estudante Danilo Bastos, ele e outros diversos estudantes - inclusive meninas -  foram atropelados, empurrados e sofreram ameaças por parte de policiais militares.

Kimberly Bonatto, estudante do Colégio Emílio Meyer, disse que um policial passou com uma moto sob os seus pés e que na Rua Sinimbu, próximo da Catedral, um motorista da VISATE atropelou o seu irmão. Como forma de revidar, estudantes jogaram água na janela do motorista e chutaram o coletivo. Alguns ônibus do transporte coletivo precisaram ser escoltados pela Brigada Militar, conforme informações da Rádio Gaúcha Serra.

No dia 3 de abril, cerca de 2 mil estudantes participaram de um outro protesto pela educação, também em Caxias do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário