Subscribe:

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Chega ao fim as transmissões da MTV Brasil sob a administração da Abril

atualizado às 13h21 

Terminou exatamente às 0h desta terça-feira as transmissões da MTV Brasil sob a administração do Grupo Abril. O canal jovem que revolucionou o jeito de se comunicar estreou há quase 23 anos, e devido a crises financeiras de sua administradora no país, foi devolvida à empresa americana Viacom, dona da marca no mundo.

A MTV Brasil estreou em uma ensolarada tarde de sábado, em 23 de outubro de 1990 com a ex-VJ Astrid Fontenelle dando às boas vindas para os telespectadores: "Oi eu sou a Astrid e estou aqui anunciando para vocês que está no ar a MTV Brasil!".

Consagrada, ficou no canal por mais nove anos, destacando-se no comando do Disk MTV, a parada dos dez clipes mais votados do dia, do Top 20 Brasil, Copa na Mesa, Barraco MTV e Pé na Cozinha. Foi ela, que pouco antes das 0h de hoje, encerrou as transmissões da MTV no molde que conhecemos.

Cuca chama o último clipe da MTV Brasil. Foto: Reprodução/MTV Brasil 

Basicamente, Astrid disse que era uma honra "apagar as luzes" e que foram 23 anos bem vividos por parte da emissora, "debochando de si própria", "colocando o dedo na ferida". Vale lembrar que nesses anos todo a MTV investiu em conscientização. Em todo o dia 1° de dezembro, por exemplo, fazia uma programação especial dando foco ao Dia de Combate a AIDS. Ousada, há tempos atrás, mandou nós telespectadores desligarmos a TV e ir ler um livro. Pediu para que usássemos camisinha e cinto de segurança, e arrancou risos com as vinhetas totalmente sem noção.

Eu tenho a honra de anunciar o fim da MTV Brasil. Eu fui a primeira a acender a luz e nada mais natural que eu chamasse na chincha essa responsa pra mim mesma. Eu quero se a última a apagar. Sem lamento, com muito orgulho de ter feito parte dessa incrível história de 23 anos da MTV Brasil - disse Astrid, no mesmo fundo chroma key em que ela anunciou a chegada da emissora ao país. 

Antes da despedida de Astrid, ao som da mesma música que abriu as transmissões em 1990, foram exibidas a série de vinhetas diferentes produzidas pela emissora nesses mais de duas décadas de existência, além de imagens dos mais de 120 apresentadores que passaram pela MTV. Depois, a ex-VJ Cuca Lazzarotto chamou o último clipe da MTV Brasil: "Maracatu Atômico", de Chico Science & Nação Zumbi. Em 1990, logo após a abertura do canal, Cuca chamou o primeiro clipe do canal em terras tupiniquins: "Garota de Ipanema", de Tom Jobim, na versão de Marina Lima.

Sobre a escolha do videoclipe, Cuca afirmou: "A gente teve que escolher um clipe pra fechar essa história. E foi super difícil, são infinitas possibilidades... E a gente acabou escolhendo um cara, que teve uma passagem meteórica pela passagem da música brasileira e pela história da MTV Brasil. Mas ele carimbou de um jeito tão definitivo... Essa música tem um poder viceral, e é assim que a gente fecha a nossa MTV Brasil, a minha MTV". 

Querendo ou não, uma MTV terminou às 0h. As pessoas querem que não tratem essa "passagem de bastão" como um fim, mas na realidade é. Querendo ou não, a nova MTV que chegará - apenas na TV Paga! - não será como a que vimos até às 0h. É difícil acreditar que uma emissora que lapidou e investiu em tantos talentos e que cativou, é claro, chegou ao fim. A MTV continua, mas com uma essência totalmente diferente, totalmente americana, tanto é que de um total de 24 horas diárias, conteúdo produzido aqui no Brasil só ocupará 1h30. 

O último suspiro da MTV em sinal aberto foi assim. Com o logotipo do canal pintado com as cores da bandeira brasileira. A Ideal TV, também da Abril, substitui a MTV. Foto: Reprodução/MTV Brasil 

Acho difícil que a nova MTV cative tanto quanto a outra. Acústicos MTV e MTVs Ao Vivo, por exemplo, não serão mais produzidos... Vinhetas engraçadas não serão mais vistas. VJs não serão mais chamados de VJs. Viacom, por favor, tente marcar as próximas gerações tanto quanto a MTV marcou a minha e da muita gente. É o nosso único pedido.

NUMERAÇÃO DA NOVA MTV NAS OPERADORAS NO RIO GRANDE DO SUL:
Sky - 86 
Claro TV - 29
NET - 88 e 525 (em HD) - em Caxias do Sul, 24 em Porto Alegre e outras cidades e 121 em Bagé e Santa Maria

Leia mais
MTV fecha um ciclo de 22 anos e torna-se um canal pago a partir de outubro
Viacom anuncia a programação da nova MTV
MTV se despede com festa ao vivo
Conheça Rita Monteiro, a primeira VJ negra da história da MTV Brasil 

0 comentários:

Postar um comentário