Subscribe:

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conheça Rita Monteiro, a primeira VJ negra da história da MTV Brasil

Ela carrega consigo o fato de ter sido a primeira VJ negra da história da MTV Brasil e a segunda no mundo. Irreconhecida por 100 entre 90 telespectadores do canal, a carioca Rita Monteiro fez parte do casting de apresentadores da MTV tupiniquim de 1990 a 1992 e praticamente ninguém a conhece.

Durante semanas, caçamos Rita nas redes sociais, até que achamos a moça de drads amarelos no Facebook, "palco" da nossa entrevista, onde ela falou sobre si, sobre o seu tempo de MTV e se toparia ou não trabalhar na "nova MTV", que estreia sob o comando da Viacom no dia 1° outubro. 

Atualmente em Londres, a carioca gravou no fim da tarde desta segunda-feira (16), o seu My MTV, relembrando os seus momentos marcantes na telinha.

Confira abaixo a entrevista dada por ela ao blog Gazeta Gringa: 

1. Quem é Rita Monteiro?
Uma mulher simples, mas que tem um sonho... Voltar a fazer televisão no Brasil e ajudar outras mulheres com a minha história. Filha de um trabalhador e uma mãe em extinção: mãe 24 horas! Mãe de Ananda e Lucas e atualmente me preparo para voltar ao Brasil para cuidar do meu deficiente. Professora de Ensino Médio do tempo dos normalistas! Nascida no Rio de Janeiro atualmente morando em Londres. 

2. Lecionaste por quanto tempo?
Nunca lecionei em escola tradicional, sempre trabalhei na área social, participei do projeto "Se essa rua fosse minha" em seu inicio, em comunidades, sempre usando a arte da dança e do teatro. O trabalho social me levou à MTV.

Primeira equipe de VJs que abriu as transmissões da MTV brasileira. Além de Rita, estão na foto, Zeca Camargo e Maria Paula, Daniel Benevides, Gastão Moreira e Astrid Fontenelle, e por fim, Luiz Thunderbird e Cuca Lazarotto. Foto: Divulgação

3.  Sabemos que o Brasil não valoriza questões ligadas à Educação. Você, que trabalha em ações sociais, provavelmente se importa com isso. Como a Educação é valorizada, tanto em infraestrutura de prédios, como em salário digno, treinamento e valorização de professores em um país tão desenvolvido quanto a Inglaterra? Como avalias o cenário no Brasil?
Outro dia descobri que quem inventou a escola foram os britânicos lá atrás para que as mães pudessem trabalhar. Uma ideia que foi adotada por todas as outras sociedades no passar dos séculos! 

Fico muito decepcionada com o descaso da Educação no Brasil. Sou simpática a Darcy Ribeiro, aquele político parceiro do governador Leonel Brizola, que fundou a ideia dos Centro Integrados de Educação Pública (CIEPs), muito criticada na época e que infelizmente não foi abraçada pela população, e Paulo Freire. Não vejo, verdadeiramente, nenhum político de fato abraçar a Educação no nosso país. Temos exceção: o ministro Cristovam Buarque, porém, como diz o ditado, "Uma andorinha só não faz verão". O salário de um professor e a falta de respeito a esse profissional em nosso país é um absurdo e um fico indignada!

Foto: Arquivo pessoal

Aqui na Inglaterra, as profissões de destaque são advogado, médico e professor. O professor tem vários benefícios, inclusive, carta de crédito para casa própria com muito mais facilidade. A vida de um docente aqui é muito mais fácil, mas ele precisa ser um cidadão exemplar, já que sua vida é levantada pela Polícia num ato chamado police record, em que você precisa "ser limpo" para trabalhar com crianças e idosos.

4. Como chegaste até a MTV Brasil? Por quanto tempo ficou na emissora?
A minha entrada na MTV se deu por testes e não foi fácil. Na época, todo mundo queria ser VJ, ganhar um bom salário e conhecer diversos artistas internacionais e nacionais. Fiquei dois anos no canal.

5. Quais programas apresentou? Conte um pouco sobre eles.
Na época o o Ministério da Cultura criou uma lei que exigia que todos os veículos de comunicação tinham de ter 50% de produto brasileiro e a MTV, obviamente, teve de seguir. Apresentei o 50% Nacional e criei o Reggae MTV, com a produção do músico Nego Beto.

Fui a VJ que apresentei o primeiro videoclipe de Marisa Monte: Beija Eu!

6. Por que saiu da MTV?
Na época, foi feita uma pesquisa e o Reggae MTV aparecia na lista das atrações mais amadas, mas também das mais odiadas. Eu acho que foi por isso...

Ao lado, uma relíquia guardada por Rita. Um poster com autógrafo dado a um fã, ainda na época em que ela era VJ. Foto: Arquivo pessoal

7. Após sair da MTV, passou a se dedicar ao quê? 
Como sempre trabalhei com teatro e música, fiz produção musical e rádio jornalismo em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Depois, me casei, saí do Brasil e continuo trabalhando com produção aqui em Londres. Em  2010, trouxe para cá a Elza Soares e foi uma experiência incrível!

Hoje, virei uma espécie de banqueteira, faço eventos relacionados com a alimentação.

8. Qual a sensação que sentes ao saber que foi a primeira VJ negra da história da MTV Brasil e a segunda no mundo?
Poxa, no Brasil isso foi e continua sendo mágico pra mim, pois hoje com a internet, faço vários amigos que foram meus fãs e meninas negras, como eu, confessam que eu as inspirei no passado... A auto estima delas melhorou quando elas me passaram a ver na TV. Isso me fez muito bem numa época muito difícil para mim aqui na Europa.

9. O que pode ter causado o fim do ciclo atual da MTV Brasil?
A facilidade com que vemos vídeos na internet, além da agilidade com que as coisas mudam e dos investimentos da TV Paga.

10. A mídia brasileira trata os negros com preconceito?
A participação de negros é muito pequena. A MTV Brasil é um exemplo. A única negra que continuou na mídia após ser VJ foi a Adriana Lessa. Há tempos atrás, quando a mídia mostrou fotos em que "apareciam todos os VJs", mas nenhum negro apareceu. Por que será hein?

Foto: Arquivo pessoal

11. A partir de 1° de outubro a MTV brasileira passa a ser administrada pela Viacom, dona da marca no mundo, e não mais pelo Grupo Abril, detentor em terras tupiniquins, como todos sabem. A MTV britânica é administrada por ela. Quanto a programação, como ela é? É atrativa? Como acha que vai ser no Brasil?
Tenho certeza que será muito boa. Aqui, a música negra tem bastante espaço, além de desenhos bizarros bem engraçados.

12. Sabemos que em breve você estará de volta ao Brasil... Tens vontade de voltar para a frente das câmeras? E se fosses convidada para trabalhar na "nova MTV"? Toparia?
Trabalhar com TV pra mim é mágico. Gosto desse treco, gosto da câmera e acho que ela também gosta de mim. Já pensei sim em trabalhar na "nova MTV", mas com um reality. 

3 comentários:

Fabio Oliveira disse...

Oh Rita!

Unknown disse...

Depois que eu assisti a live que a Marina Person fez com a Adriana Lessa, eu tenho certeza que a Rita foi demitida não pelo desempenho do programa, mas por racismo. Pelo que eu sei o programa nunca foi refeito, mas ela poderia ter feito outros programas. Lamentável.

Unknown disse...

Eu também. Na verdade eu vim parar aqui nessa matéria por causa que ela citou a Rita

Postar um comentário