Subscribe:

domingo, 14 de junho de 2015

Flávio Fernandes é eleito presidente da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul

atualizado às 22h58

O movimento comunitário de Caxias do Sul foi às urnas neste domingo (14) e elegeu, para a presidência da União das Associações de Bairros (UAB), pelos próximos dois anos, Flávio Antonio Fernandes, de 44 anos. Ele derrotou seu único concorrente, Itacir Pegoraro, de 49 anos. 


Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Flávio concorreu pela Chapa 10 - Renovação e Compromisso, de situação, e recebeu 9.345 votos. Rebobinador, ele iniciou sua militância no movimento comunitário na Associação de Moradores do Bairro (Amob) Cruzeiro, que presidiu entre 2007 e 2009. Atualmente, é tesoureiro da atual gestão, liderada pelo presidente Valdir Fernandes Walter, presidente eleito em 2011 e reeleito em 2013.  


Representante da Chapa 20 - Mudança e Renovação Comunitária, de oposição, Pegoraro conquistou o voto de 3.681 pessoas. Ele é comerciante, foi presidente da Amob São Victor Cohab, entre 2007 e 2011, e é filiado ao Partido Social Democrático (PSD). 



Flávio Fernandes, o novo presidente da UAB. Foto: Divulgação/Reprodução/TV Caxias

"Agradeço o apoio que tivemos e a todos que votaram na nossa chapa, valorizando o movimento comunitário, que é muito importante para Caxias do Sul. É uma vitória do trabalho que iniciamos a oito anos atrás. Temos o trabalho de melhorar cada vez mais, temos um grande compromisso", afirmou Flávio à Rádio UAB FM. 


A apuração das urnas foi concluída por volta das 22h15, na sede da entidade, no bairro Panazzolo. Conforme o regimento eleitoral, Flávio e os eleitos nas Amobs têm até 30 dias para tomarem posse. 

As propostas de Flávio 

Em entrevista à edição de maio do Jornal de Bairros, veículo da UAB, Flávio destacou que educação, esporte, lazer e, principalmente, segurança, concentrarão os esforços de sua gestão. Ele apontou que "a UAB tem que estar presente em tudo o que diga respeito ao dia a dia" da população e que a proposta de sua chapa é a de "levar a UAB para os bairros", descentralizando-a e fazendo um trabalho mais voltado para as comunidades.


"A UAB é uma entidade reconhecida no Estado e no Brasil e temos condições de cada vez melhorar mais. Essa é a ideia. Estar à frente da UAB fazendo um bom trabalho para todos", destacou. 


Líderes de Amobs também são eleitos
Além da nova gestão da UAB, os filiados às associações de bairros também elegeram os presidentes de 204 delas, espalhadas por toda a cidade. A votação, em urnas eletrônicas nos locais com disputas entre mais de uma chapa, e em cédulas de papel onde a disputa foi apenas de uma chapa, ocorreu em locais pré-determinados pelas Amobs, como escolas e salões paroquiais. 


Nos bairros Cruzeiro e Vila Leon, a votação foi cancelada por problemas nas urnas. Já no Mariland, o pleito foi anulado porque o número de votantes não foi o mesmo do que o de votos registrados. Nestes locais, as Eleições Comunitárias devem ocorrer em outra data, a ser escolhida na próxima semana, como confirmou o presidente da Comissão Eleitoral, Vilmar Boschetti, à UAB FM. 

terça-feira, 2 de junho de 2015

MEC autoriza o curso de Odontologia na UCS

atualizado às 0h30 - 03/06

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1°/06), o Ministério da Educação (MEC) autorizou o oferecimento de 155 novos cursos de graduação em todo o Brasil.

Do total de cursos autorizados, seis serão oferecidos no Rio Grande do Sul, incluindo o de Odontologia, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A maior instituição de ensino superior da Serra Gaúcha passará a oferecer anualmente, possivelmente a partir do primeiro semestre de 2016, 100 vagas para os futuros dentistas. 

Aulas do curso de Odontologia serão oferecidas no campus central da instituição, em Caxias do Sul. Foto: Divulgação/UCS

A tendência é que a nova opção, na modalidade bacharelado, esteja disponível para aqueles que prestarem o Vestibular de Verão 2016, marcado para o dia 22 de novembro deste ano. Porém, em contato com a Gazeta Gringa, a UCS não confirmou essa informação e afirmou que desconhece até mesmo a aprovação do pedido de oferecimento do curso por parte do MEC. 

Clique aqui e confira a relação completa dos novos cursos pelo país.