Subscribe:

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MTV se despede com festa ao vivo

A MTV Brasil sob a administração da Abril se despediu com uma festa ao vivo das 18h às 0h desta sexta-feira (27). O clima de nostalgia tomou conta do prédio da emissora, no Sumaré, em São Paulo, com a presença de diversos artistas e VJs que fizeram a história do canal, lançado em 20 de outubro de 1990.

Durante suas mais de duas décadas de atividades no país, a MTV revelou mais de 120 VJs. Estiveram presentes, entre muitos outros, Astrid Fontenelle, Carol Ribeiro, Cazé Peçanha, João Gordo, Luiz Thunderbird, Marina Person e Sarah Oliveira.

Câmeras espalhadas por todo o loca na Avenida Professor Alfonso Bovero, transmitiram os shows de ConeCrew Diretoria, Guilherme Arantes, Marcelo D2 e Vanguart, além da confraternização das centenas de participantes, intercaladas com clipes e momentos históricos pedidos pelos convidados. 

Nas redes sociais, o evento foi chamado de #SaideiraMTVBrasil. O Twitter do canal se despediu com um "Tchau", logo depois das 0h. 

O Furo MTV, sucesso jornalístico durante cinco anos, teve a sua última edição ao vivo também ontem, e com muito riso e deboche, é claro. Bento Ribeiro leu uma suposta carta de despedida e fingiu se emocionar dizendo "eu vou continuar", fazendo referência ao episódio em que William Bonner leu uma carta em homenagem a Roberto Marinho e chorou ao vivo no Jornal Nacional, depois da morte do fundador das Organizações Globo.

No final, um dinamite virtual explodiu e vários apresentadores que passaram pela MTV foram mostrados sem emprego e na sarjeta. Depois, um vídeo em que os VJs Astrid, Daniella Cicarelli e Chay Suede, de diferentes gerações, desbravavam o prédio da emissora.

Ao final, os artistas espalhados por todo o local dançaram ao som de "I'm Free", da banda Soup Dragons, que encerrou a última transmissão ao vivo da atual e histórica MTV Brasil. 

Leia mais
MTV fecha um ciclo de 22 anos e torna-se um canal pago a partir de outubro
Viacom anuncia a programação da nova MTV
Conheça Rita Monteiro, a primeira VJ negra da história da MTV Brasil 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Viacom anuncia a programação da nova MTV Brasil

"Pronta pra Outra". Esse é o slogan da nova MTV Brasil, que será relançada pela Viacom, dona da marca no mundo, apenas na TV Paga às 21h30 da próxima terça-feira (1). A empresa americana anunciou as novidades em coletiva de imprensa na manhã de hoje, em São Paulo.

A atração que abrirá as transmissões do canal será o Coletivation, sob o comando de Fiuk e Patrick Maia. Exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 21h30, o telejornal descontraído vai apresentar as últimas notícias das celebridades, do mundo do entretenimento, da música e de cultura em geral, além de pocket shows, com humor. Mayara Lepre, no Rio, e Talita Alves, na capital paulista, vão produzir reportagens. A cantora americana Demi Lovato virá ao Brasil para uma participação especial no programa. Ela fará um mini-show e vai interagir com os apresentadores ao vivo no dia 11 de outubro. 

Outro carro-chefe da MTV é o reality show Papito In Love, estrelado pelo músico Supla. O programa que irá ao ar sempre as terças-feiras, às 22h30, terá provas de conhecimentos gerais, shows de talentos e beijos no escuro por parte de 14 mulheres que têm um único objetivo em comum: ser a nova namorada do cantor.

Supla e as catorze mulheres que estão confinadas em uma mansão na disputa para ser a nova namorada do rockeiro. Foto: Divulgação

Quanto ao Vídeo Music Brasil (VMB), o vice-presidente de conteúdo e programação do canal, Tiago Worcman, disse que a nova administração está avaliando se a premiação será um dos especiais a serem exibidos ou se um novo evento será criado sob grandes modificações. O MTV Europe Music Awards (EMA), será exibido normalmente, direto de Amsterdã, no dia 10 de novembro. 

Na coletiva, outros CEO's da Viacom informaram que neste primeiro ano de atividades serão produzidas 350 horas de programação nacional. Além de Coletivation e Papito In Love, Deco Neves e Lucas Stegmann, únicos nomes reaproveitados da antiga MTV Brasil, vão comandar o MTV Sports, mesma atração que apresentaram na gestão do Grupo Abril, sempre nas quintas-feiras, às 22h30. O MTV Word Stage também será exibido. O show de Snoop Lion (Snoop Dog, que mudou de nome) será o primeiro. No ano que vem, um grande show com um artista brasileiro será produzido. Também em 2014, sucessos da MTV americana serão importados para cá: The Hundred, The Originals e The Tomorrow PeopleAwkward, CatfishPranked e Ridiculouness, outros sucessos da MTV gringa, farão parte da programação já a partir do próximo mês. 

No campo das séries e animações, mais novidades. The Vampire Diaries, sucesso americano, será exibido com exclusividade pela nova MTV, a partir de quarta-feira (2), às 20h30. Copa do Caos, mostrando dois argentinos se metendo em roubadas durante a Copa do Mundo, no ano que vem, será a primeira série de dramaturgia produzida em terras brasileiras sob a administração feita pelas mãos da Viacom, com 13 episódios de 30 minutos de duração cada.

Talita Alves, Patrick Maia, Mayara Lepre e Fiuk na coletiva de imprensa. Completam o time de apresentadores da nova MTV, Deco Neves, Lucas Stegmann, Maria Eugênia Suconic e Supla.  Foto: Reprodução/Instagram MTV Brasil 

Quanto as animações, mais novidades, sim. O desenho Família do Zaralho deve ser exibido em breve pelo canal. O humorista Felipe Xavier será o dublador da série que promete arrancar risos dos telespectadores, assim como South Park, que atualmente pode ser visto pelo Vh1. 

Felipe Xavier e alguns personagens do desenho animado A Família do Zaralho. Foto: Divulgação 

Por fim, Tiago também disse na coletiva que a nova MTV não pretende ter a figura clássica do VJ: "A gente terá apresentadores para os programas e os clipes serão escolhidos por votação na internet". Diariamente, aproximadamente seis horas serão destinadas a exibição de videoclipes, que segundo ele, não terão limitação, podendo ir do samba até o axé da Região Nordeste. 

Como já se sabe, a MTV estreia no dia 1° de outubro, abrangendo um universo de 12 milhões de assinantes. O canal jovem será disponibilizado pelas operadoras Claro TV, Neo TV, Net, Sim TV, Sky e Viacabo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Despedidas tomam conta da atual MTV Brasil nesta semana; dia 30 estreia a nova fase do canal

atualizado às 22h27

A última semana de exibição da atual MTV Brasil terá novas versões de programas que marcaram época na emissora. Como se sabe, a partir do dia 1° de outubro nasce uma nova MTV; sob o comando da Viacom, empresa americana dona da marca no mundo e apenas na TV Paga. 

Os novos programas que "apagarão as luzes" da MTV administrada pelo Grupo Abril serão exibidos de hoje até sábado (28). Ao que tudo indica, o último videoclipe da fase atual do canal, que tem 23 anos, será exibido por volta das 23h59 de segunda-feira (30). Ao que tudo indica, a "nova MTV" vai entrar no ar às 21h30 do dia seguinte. A despedida, que promete ser emocionante, será comandada por Astrid Fontenelle, primeira VJ a aparecer na telinha da MTV Brasil, em 20 de outubro de 1990.

Entre os programas que ganharam versões inéditas especiais estão o Programa do Gordo, Disk MTV e a série The Nadas. As séries de sucesso A Menina Sem Qualidades e 20 Poucos Anos serão reexibidas. Os My MTV com as despedidas de VJs que fizeram parte da história da emissora também serão exibidos até sábado. 

O último programa ao vivo da MTV Brasil irá ao ar na quinta-feira (26), das 18h às 0h. O histórico edifício que foi sede da TV Tupi e do canal por mais de duas décadas será o palco da grande festa.

Durante seis horas, artistas e VJs irão ocupar o prédio. Todos que estiveram no local, ao vivo, poderão pedir seus videoclipes favoritos, rever momentos marcantes da história MTV tupiniquim, tocar, cantar, celebrar. Os shows de ConeCrew Diretoria, Guilherme Arantes, Marcelo D2 e Vanguart.

Diversas câmeras estão espalhadas por tudo o prédio localizado no bairro do Sumaré, na capital paulista.

Confira a programação especial:
HOJE
14h30 _ 20 e Poucos Anos (4 episódios)
17h30 _ My MTV - Dani Calabresa e Marcelo Adnet
22h _ A Menina Sem Qualidades (4 episódios)

AMANHÃ
14h30 _ 20 e Poucos Anos (4 episódios)
16h30 _ Disk MTV - Sarah Oliveira
17h30 _ My MTV - Babi Xavier, Jairo Bouer, Penélope Nova e Tathi Mancini
22h _ A Menina Sem Qualidades (4 episódios)

QUARTA-FEIRA
15h30 _ Disk MTV - Carla Lamarca
16h30 _ Disk MTV - Sabrina Parlatore
18h30 _ My MTV - Desenhos animados e Deco Neves, Lucas Stegmann e Márcio Garcia
22h _ A Menina Sem Qualidades (4 episódios)

QUINTA-FEIRA
16h _ Disk MTV - Cuca Lazzarotto
17h _ My MTV - Rafael Lemos
18h _ Especial ao vivo

SEXTA-FEIRA
16h30 _ Disk MTV - Astrid Fontenelle
17h30 _ My MTV - Fernanda Lima
20h30 _ My MTV - Pitty
21h30 _The Nadas
22h30 _ Programa do Gordo

SÁBADO
17h30 _ My MTV - Astrid 

DOMINGO
17h30 _ My MTV - Thunderbird 


Sobre a nova MTV
A nova fase do canal começou a dar as caras de forma engraçada. Perguntas frequentes sobre como vai ser a programação da nova MTV, por exemplo, são respondidas pela vidente Mãe Dinah em um site especial divulgado a poucos dias. Leia mais aqui

O nome de cinco VJs já foram confirmados. Mayara Lepre, entrevistou de forma exclusiva o cantor Justin Timberlake, logo após o fim de seu show no Rock In Rio, já Patrick Maia, apresentará uma espécie de revista eletrônica todas as noites. Recentemente, em seu Instagram, a DJ Maria Eugênia Suconic, divulgou uma foto em que ela fazia uma matéria para a nova MTV. Felipe Xavier e Supla, completam os nomes dos primeiros cinco apresentadores da nova fase da emissora jovem. Felipe irá ser dublador de uma série animada, enquanto Supla será disputado por 14 mulheres em um reality show chamado Papito In Love. Leia mais aqui

Como já se sabe, a MTV, que não terá mais o "Brasil" em seu nome, será exibida apenas na TV Paga. Claro TV, Neo TV, Net, SimTV, Sky e Viacabo já confirmaram a inclusão do canal em seus pacotes.

As diversas faces da MTV Brasil. Fotos: Divulgação

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Veja quem são os dois primeiros VJs da nova MTV Brasil

Os dois primeiros apresentadores que farão parte do casting de VJs da nova MTV Brasil foram conhecidos nesta terça-feira (17). Trata-se de Mayara Lepre e Patrick Maia.

Mayara é atriz e em 2012 atuou na novela teen Malhação, da TV Globo. Foi ela quem entrevistou de forma exclusiva o americano Justin Timberlake, logo após a sua apresentação no Rock In Rio, no último domingo (15). A entrevista será exibida na nova fase do canal.

Já Patrick Maia atualmente é um dos apresentadores do Morning Show, programa de entretenimento exibido pela RedeTV! Segundo a coluna "Outro Canal", assinada pela jornalista Keila Jimenez na Folha de S.Paulo, o jovem vai apresentar um programa diário nas noites da emissora. A produção terá pegada de revista eletrônica, com humor, jornalismo, música, celebridades e entrevistas.

Fotos: Divulgação

Leia mais
MTV fecha um ciclo de 22 anos e torna-se um canal pago a partir de 1° de outubro

Conheça Rita Monteiro, primeira VJ negra da história da MTV Brasil

Nova MTV Brasil começa a dar as caras de forma engraçada

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nova MTV Brasil começa a dar as caras de forma engraçada

Aos poucos a "nova MTV" vai dando as caras. Como se sabe, as transmissões da fase atual do canal, ainda administrado pelo Grupo Abril, encerram-se no dia 30 deste mês e logo no dia seguinte, ressurge uma nova MTV Brasil, sob o comando da Viacom, dona da marca no mundo, e apenas na TV Paga.

Sobre a programação da nova emissora pouca coisa se sabe. As dúvidas em relação a programação ainda existem e para isso, a nova gestão criou um site onde Mãe Dinah, uma das videntes mais conhecidas do Brasil, responde algumas perguntas, como por exemplo "Vai ter premiação", relacionada ao Vídeo Music Brasil (VMB), e "Vai ter programa enlatado", referente a informação já confirmada; 60% da programação será de programas da MTV Estados Unidos e os 40% de programação brasileira.

O site chama-se AskMama e pode ser acessado aqui

Leia mais
MTV fecha um ciclo de 22 anos e torna-se um canal pago a partir do dia 1° de outubro

Conheça Rita Monteiro, a primeira VJ negra da história da MTV Brasil 

Conheça Rita Monteiro, a primeira VJ negra da história da MTV Brasil

Ela carrega consigo o fato de ter sido a primeira VJ negra da história da MTV Brasil e a segunda no mundo. Irreconhecida por 100 entre 90 telespectadores do canal, a carioca Rita Monteiro fez parte do casting de apresentadores da MTV tupiniquim de 1990 a 1992 e praticamente ninguém a conhece.

Durante semanas, caçamos Rita nas redes sociais, até que achamos a moça de drads amarelos no Facebook, "palco" da nossa entrevista, onde ela falou sobre si, sobre o seu tempo de MTV e se toparia ou não trabalhar na "nova MTV", que estreia sob o comando da Viacom no dia 1° outubro. 

Atualmente em Londres, a carioca gravou no fim da tarde desta segunda-feira (16), o seu My MTV, relembrando os seus momentos marcantes na telinha.

Confira abaixo a entrevista dada por ela ao blog Gazeta Gringa: 

1. Quem é Rita Monteiro?
Uma mulher simples, mas que tem um sonho... Voltar a fazer televisão no Brasil e ajudar outras mulheres com a minha história. Filha de um trabalhador e uma mãe em extinção: mãe 24 horas! Mãe de Ananda e Lucas e atualmente me preparo para voltar ao Brasil para cuidar do meu deficiente. Professora de Ensino Médio do tempo dos normalistas! Nascida no Rio de Janeiro atualmente morando em Londres. 

2. Lecionaste por quanto tempo?
Nunca lecionei em escola tradicional, sempre trabalhei na área social, participei do projeto "Se essa rua fosse minha" em seu inicio, em comunidades, sempre usando a arte da dança e do teatro. O trabalho social me levou à MTV.

Primeira equipe de VJs que abriu as transmissões da MTV brasileira. Além de Rita, estão na foto, Zeca Camargo e Maria Paula, Daniel Benevides, Gastão Moreira e Astrid Fontenelle, e por fim, Luiz Thunderbird e Cuca Lazarotto. Foto: Divulgação

3.  Sabemos que o Brasil não valoriza questões ligadas à Educação. Você, que trabalha em ações sociais, provavelmente se importa com isso. Como a Educação é valorizada, tanto em infraestrutura de prédios, como em salário digno, treinamento e valorização de professores em um país tão desenvolvido quanto a Inglaterra? Como avalias o cenário no Brasil?
Outro dia descobri que quem inventou a escola foram os britânicos lá atrás para que as mães pudessem trabalhar. Uma ideia que foi adotada por todas as outras sociedades no passar dos séculos! 

Fico muito decepcionada com o descaso da Educação no Brasil. Sou simpática a Darcy Ribeiro, aquele político parceiro do governador Leonel Brizola, que fundou a ideia dos Centro Integrados de Educação Pública (CIEPs), muito criticada na época e que infelizmente não foi abraçada pela população, e Paulo Freire. Não vejo, verdadeiramente, nenhum político de fato abraçar a Educação no nosso país. Temos exceção: o ministro Cristovam Buarque, porém, como diz o ditado, "Uma andorinha só não faz verão". O salário de um professor e a falta de respeito a esse profissional em nosso país é um absurdo e um fico indignada!

Foto: Arquivo pessoal

Aqui na Inglaterra, as profissões de destaque são advogado, médico e professor. O professor tem vários benefícios, inclusive, carta de crédito para casa própria com muito mais facilidade. A vida de um docente aqui é muito mais fácil, mas ele precisa ser um cidadão exemplar, já que sua vida é levantada pela Polícia num ato chamado police record, em que você precisa "ser limpo" para trabalhar com crianças e idosos.

4. Como chegaste até a MTV Brasil? Por quanto tempo ficou na emissora?
A minha entrada na MTV se deu por testes e não foi fácil. Na época, todo mundo queria ser VJ, ganhar um bom salário e conhecer diversos artistas internacionais e nacionais. Fiquei dois anos no canal.

5. Quais programas apresentou? Conte um pouco sobre eles.
Na época o o Ministério da Cultura criou uma lei que exigia que todos os veículos de comunicação tinham de ter 50% de produto brasileiro e a MTV, obviamente, teve de seguir. Apresentei o 50% Nacional e criei o Reggae MTV, com a produção do músico Nego Beto.

Fui a VJ que apresentei o primeiro videoclipe de Marisa Monte: Beija Eu!

6. Por que saiu da MTV?
Na época, foi feita uma pesquisa e o Reggae MTV aparecia na lista das atrações mais amadas, mas também das mais odiadas. Eu acho que foi por isso...

Ao lado, uma relíquia guardada por Rita. Um poster com autógrafo dado a um fã, ainda na época em que ela era VJ. Foto: Arquivo pessoal

7. Após sair da MTV, passou a se dedicar ao quê? 
Como sempre trabalhei com teatro e música, fiz produção musical e rádio jornalismo em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Depois, me casei, saí do Brasil e continuo trabalhando com produção aqui em Londres. Em  2010, trouxe para cá a Elza Soares e foi uma experiência incrível!

Hoje, virei uma espécie de banqueteira, faço eventos relacionados com a alimentação.

8. Qual a sensação que sentes ao saber que foi a primeira VJ negra da história da MTV Brasil e a segunda no mundo?
Poxa, no Brasil isso foi e continua sendo mágico pra mim, pois hoje com a internet, faço vários amigos que foram meus fãs e meninas negras, como eu, confessam que eu as inspirei no passado... A auto estima delas melhorou quando elas me passaram a ver na TV. Isso me fez muito bem numa época muito difícil para mim aqui na Europa.

9. O que pode ter causado o fim do ciclo atual da MTV Brasil?
A facilidade com que vemos vídeos na internet, além da agilidade com que as coisas mudam e dos investimentos da TV Paga.

10. A mídia brasileira trata os negros com preconceito?
A participação de negros é muito pequena. A MTV Brasil é um exemplo. A única negra que continuou na mídia após ser VJ foi a Adriana Lessa. Há tempos atrás, quando a mídia mostrou fotos em que "apareciam todos os VJs", mas nenhum negro apareceu. Por que será hein?

Foto: Arquivo pessoal

11. A partir de 1° de outubro a MTV brasileira passa a ser administrada pela Viacom, dona da marca no mundo, e não mais pelo Grupo Abril, detentor em terras tupiniquins, como todos sabem. A MTV britânica é administrada por ela. Quanto a programação, como ela é? É atrativa? Como acha que vai ser no Brasil?
Tenho certeza que será muito boa. Aqui, a música negra tem bastante espaço, além de desenhos bizarros bem engraçados.

12. Sabemos que em breve você estará de volta ao Brasil... Tens vontade de voltar para a frente das câmeras? E se fosses convidada para trabalhar na "nova MTV"? Toparia?
Trabalhar com TV pra mim é mágico. Gosto desse treco, gosto da câmera e acho que ela também gosta de mim. Já pensei sim em trabalhar na "nova MTV", mas com um reality.