Subscribe:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestação em Caxias do Sul leva 35 mil às ruas, a maioria de forma pacífica; após quebra-quebra, 22 são detidos

A onda de protestos pedindo melhores condições de vida de forma geral no Brasil, que se intensificaram em todo o país desde o inicio da semana, chegou hoje à Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, 35 mil pessoas protestaram pelas ruas da área central da cidade na noite desta sexta-feira (21). Cerca de 27 mil confirmaram a sua participação na página do evento no Facebook. 

Manifestantes, em sua maioria pacíficos, tomaram as ruas de Caxias do Sul na noite desta sexta-feira (21). Foto: Daniela Xu/Agência RBS

A grande maioria dos participantes do ato eram pacíficos e se manifestaram de forma pacífica. O grupo saiu da Praça Dante Alighieri, local da concentração, por volta das 18h30. Eles desceram a rua Marquês do Herval, acessaram a Pinheiro Machado, seguiram pela Feijó Jr., subiram a Sinimbu e pararam novamente na praça. Durante o ato, pessoas que estavam em ruas paralelas a essas se juntaram aos demais protestantes. 

Foto do ato visto do alto! Foto: Christopher Freyburg

Na chegada à Dante, manifestantes não pacíficos convidaram outras pessoas para se dirigirem à Prefeitura de Caxias do Sul, na Alfredo Chaves. Muitos foram e lá foi onde ocorreu o confronto nunca visto antes na cidade. Antes, em um confronto com a Brigada, nas proximidades da Rua Marechal Floriano, um jovem foi detido. 

Rua Sinimbu lotada. Foto: Divulgação

A situação ficou tensa por volta das 20h20. Os manifestantes foram até o pátio do Centro Administrativo Municipal, porém foram expulsos pela cavalaria da Brigada Militar. Antes, diversos protestantes atiraram ao prédio rojões e garrafas. Como resposta, brigadianos soltaram bombas de gás lacrimogêneo. Um ponto de táxi em frente ao local, foi incendiado e uma van, na rua Carlos Giessen, também nas proximidades da Prefeitura, teve os vidros quebrados, objetos roubados e foi parcialmente incendiada. 

Alguns jovens protestaram de máscara. A maioria também foi ao Centro munidos de cartazes e faixas. Foto: Camila Boff/Agência RBS

Por volta das 20h45, brigadianos foram alvejados por bombas na Os 18 do Forte, local onde os vândalos também brigaram entre si. Duas pessoas foram presas em frente ao Zaffari da Alfredo Chaves, e outros dois feridos foram levados ao Hospital Pompéia; um com ferimentos na perna e outro com um corte profundo na cabeça. 

Durante este tempo, os barulhos de bomba fortíssimas eram incessantemente ouvidos à quilômetros de distância. Luzes das bombas também podiam ser vistas no céu caxiense. Ainda em frente à Prefeitura, guardas municipais foram atingidos por pedras e rojões. Vidros do Centro Administrativo também foram quebrados. 

Público no inicio do ato. Foto: Alessandro Valim/Rádio Caxias

A rua Alfredo Chaves foi bloqueada pelos policiais militares. Depois de saíram do local, o grupo foi até a Sinimbu e simplesmente proibiu a passagem de carros a partir da Catedral Diocesana. Eles apedrejaram alguns veículos e colocaram contêineres de lixo na rua, jogando entulho no chão e queimando dois coletores; a agência do Banrisul em frente à antiga Eberle foi depredada, assim como uma relojoaria e a agência do Banco do Brasil na Marquês do Herval, que teve vidros e a porta principal quebrada. A Praça Dante que neste segundo momento teve banheiros químicos virados, ficou totalmente às escuras. Os vândalos fugiram pelas ruas Dr. Montaury e pela Sinimbu, porém foram perseguidos por policiais. 

Um grupo não-pacífico também tentou saquear lojas na esquina da Visconde de Pelotas com a Avenida Júlio de Castilhos. A loja Fedrizzi, loja localizada na esquina da Júlio com a rua Garibaldi, foi depredada. Na mesma rua, porém na esquina com a Sinimbu, uma vidraça do banco HSBC também foi quebrada. 

Voltando à Prefeitura, os não-pacíficos levaram um contêiner até o meio da rua para possivelmente incendiar, mas aí os pacíficos retiraram a lixeira da via e foram aplaudidos.

Para a passagem dos manifestantes, o quadrilátero formado pelas ruas Marquês do Herval, Pinheiro, Feijó e Sinimbu, ficou totalmente trancado das 17h até por volta das 22h. Os usuários do transporte coletivo precisaram de paciência, pois devido ao desvio, todas os bairros foram afetados com diversos atrasados. O comércio na região central foi fechado às 17h, assim como instituições de ensino que encerram os horários de aula no fim da tarde.

O tenente-coronel da Brigada Militar, Leonel Bueno, que comandou a operação, disse que punks e skinheads vieram ao Centro de Caxias do Sul apenas para fazer "arruaça". Em entrevista para a Rádio Caxias, ele informou também que a imprensa gravou as imagens desses vândalos e que o número de presos no momento é de 22. Alguns cavalos e policiais ficaram levemente feridos durante o confronto. Cerca de 2.000 pessoas teriam enfrentado a Brigada Militar em frente ao Centro Administrativo Municipal. 

CLIQUE E VEJA COMO FOI A MANIFESTAÇÃO EM TEMPO REAL.

AO VIVO: Acompanhe em Tempo Real o protesto em Caxias do Sul

22h00 - ENCERRAMOS AQUI A NOSSA COBERTURA EM TEMPO REAL DO MANIFESTO. OBRIGADO A TODOS QUE ACOMPANHARAM E CONTINUAM ONLINE AQUI NO BLOG!

21h58 - Ele também informou que o policiamento se estenderá aos bairros da cidade e que o número de pessoas detidas será contado com detalhes. 

21h57 - Comandante que liderou a operação, informou que cavalos e policiais foram feridos levemente por pedras.

21h56 - A Brigada Militar informa que 35 mil participaram do ato na cidade. 

21h53 - TERMINA O PROTESTO EM CAXIAS DO SUL. 

21h52 - Vidros da loja Fedrizzi, na esquina da Avenida Júlio com a rua Garibaldi, também foram depredados, informa comandante da BM à Rádio Gaúcha Serra.

21h50 - Sete manifestantes são abordados pela BM na esquina da Júlio com a Montaury. 

21h47 - Policiais informam que há uma ocorrência na rua Pinheiro Machado.

21h46 - Luz re-estabelecida na Praça Dante. 

21h45 - Trânsito parcialmente liberado na Sinimbu. Sensação de tranquilidade. 

21h43 - Vandalismo e correria agora em lojas da esquina da rua Visconde de Pelotas com a Avenida Júlio. 

21h43 - Lixeiras da Dante também foram depredadas. 

21h40 - Parte dos manifestantes fugiu pela Dr. Montaury enquanto alguns desceram a Sinimbu. Brigada os persegue. 

21h39 - Falta luz em toda a Praça Dante Alighieri. Local totalmente às escuras.

21h39 - Muitos tiros de borracha são disparados na área central.  São ouvidos à quilômetros de distância.

21h38 - Bombas de efeito moral são ouvidas no Centro.

21h38 - Banheiros químicos da Praça Dante foram virados. 

21h36 - Manifestantes, em frente ao palácio da Polícia Civil chamam os policiais para o conflito. 

21h35 - Cavalaria e tropa de choque da BM avança sobre os manifestantes. Parte recua para a rua Dr. Montaury.

21h35 - Dois contêineres amarelos, do lixo seletivo, se incendeiam na Sinimbu. Corpo de Bombeiros já no local.

21h34 - Cenário de guerra na Sinimbu.

21h34 - Mascarados, eles também depredam a clássica relojoaria Kayser, na esquina da Sinimbu com a Marquês.

21h33 - Vidraças da agência do Banco do Brasil na rua Marquês do Herval estão sendo quebradas.

21h33 - Brigada também foi alvo de pedradas. 

21h32 - Na altura da Praça Dante, carros foram apedrejados, de acordo com Róger Ruffato, repórter do jornal Pioneiro.

21h29 - Manifestantes não-pacíficos recolocam contêineres em frente ao antigo prédio da Eberle. 

21h28 - Repórter Edgar Vaz, da Rádio Caxias, informou que dezenas de pessoas foram presas nas imediações do Parque dos Macaquinhos. Ônibus saiu lotado com dezenas de detidos.

21h27 - Manifestantes pacíficos tentam retirar os contêineres postos na Sinimbu.

21h26 - Agência do Banrisul, na Sinimbu, é depredada. 

21h23 - Manifestantes colocam fogo em contêineres na altura do Banrisul, quase na esquina com a Borges. Eles provocam o pelotão de choque da Brigada Militar, que se aproxima. 

21h22 - Repórter da Rádio Caxias informou que um grupo trancou a rua Sinimbu entre a Praça Dante e a rua Borges de Medeiros com contêineres de lixo, que foram totalmente revirados. 

21h21 - MANIFESTANTES PACÍFICOS SAEM EM GRUPO POR UMA RUA DO BAIRRO EXPOSIÇÃO. ELES NÃO PODEM SUBIR A ALFREDO CHAVES DEVIDO AO BLOQUEIO DA BRIGADA MILITAR. BOA PARTE DELES JÁ ESTÁ NA PRAÇA DANTE. ELES FORAM ATÉ O LOCAL CANTANDO O HINO RIO-GRANDENSE.

21h19 - Confusão agora ocorre na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Alfredo Chaves, informa Juliana Bevilaqua, da Rádio Gaúcha Serra. 

21h17 - Movimento é tranquilo agora na Alfredo Chaves. Movimentação apenas na Dom José Baréa.

21h14 - Pelotão de choque da BM se encontra na esquina entre as ruas Os 18 do Forte e Alfredo Chaves. Um grupo atirou pedra neles e eles revidaram com tiros de bala de borracha. Confronto rápido e já solucionado.

21h13 - Capital da Brigada Militar pede que as pessoas que se encontram na área central vão o mais rápido possível para as suas casas.

21h11 - Manifestantes pacíficos estão em frente à Prefeitura. Quietos, eles seguram faixas, não gritam e não cantam. Informação do jornal Pioneiro. 

21h10 - Pequeno incêndio no chão da rua Alfredo Chaves foi apagado.

21h09 - Vários vidros da Prefeitura foram quebrados. Guardas municipais foram alvos de pedras e rojões. 

21h08 - Rápido vídeo feito pelo jornalista Guilherme Pulita mostra o conflito em frente à Prefeitura de Caxias do Sul. 

21h07 - Combustível é jogado e chão da Alfredo Chaves pega fogo. 

21h06 - Barulhos de bombas podem ser ouvidos novamente.

21h03 - Rua Alfredo Chaves bloqueada para a passagem de carros.

20h58 - Duas pessoas ficaram feridas devido aos atos de violência, ambas recebem atendimento no Hospital Pompéia. Uma com escoriação na perna e outra com corte profundo na cabeça devido a uma pedrada. Se trata de uma mulher, que se encontra em estado grave de saúde de acordo com a Rádio Caxias. 

20h56 - Mais dois manifestantes presos em frente ao Zaffari da Alfredo Chaves. São três detidos até agora.

20h56 - VISATE DESMENTE BOATO DE QUE OS ÔNIBUS HAVIAM SIDO RETIRADOS DAS RUAS. OS VEÍCULOS APENAS ESTÃO EVITANDO, ALÉM DAS RUAS FECHADAS PARA O PROTESTO, AS RUAS EM QUE ATOS DE VIOLÊNCIA ESTÃO OCORRENDO.

20h53 - Bombas não são mais ouvidas a cerca de oito minutos. 

20h52 - Em entrevista à Rádio Caxias, o dono da van parcialmente destruída, afirmou que objetos foram roubados. 

20h49 - Situação é complicada na região da Prefeitura de Caxias. A área contempla as ruas Alfredo Chaves, Tronca, Dom José Baréa e Os 18 do Forte. 

20h48 - Van teve incêndio parcial na rua Carlos Giessen, próximo do Centro Administrativo. Os vidros do veículo também foram quebrados. Informações da Rádio Caxias.

20h47 - Manifestantes brigaram entre si na rua Os 18 do Forte.

20h46 - Brigadianos vão em direção à rua Os 18 do Forte e são alvejados por rojões, segundo o jornal Pioneiro.

20h44 - Bombas continuam sendo soltadas a todo o momento. As "luzes" são vistas de longe no céu caxiense. 

20h38 - ATENÇÃO: VISATE RETIRA TODOS OS ÔNIBUS DE CIRCULAÇÃO DEVIDO AOS ATOS DE VIOLÊNCIA EM CAXIAS DO SUL.

20h36 - Garrafas e pedras continuam sendo atiradas à sede da Prefeitura.

20h35 - Além das bombas de gás, Brigada atira também balas de borracha. 

20h34 - Parte dos manifestantes tentaram colocar um contêiner de lixo amarelo no meio da rua Alfredo Chaves, porém outros os impediram e foram aplaudidos. Informação do jornal Pioneiro. 

20h29 - Protesto que começou pacífico agora tem confronto entre manifestantes e policiais. Barulho incesante de bombas é ouvido aqui da Zona Leste, por exemplo.

20h27 - Ponto de táxi em chamas em frente ao Zaffari da Rua Alfredo Chaves, que fica em frente à Prefeitura. Informação da Rádio Gaúcha Serra.

20h26 - Rua Os 18 do Forte tomada de manifestantes. Informação do jornal Pioneiro.

20h26 - Clima é muito tenso em frente a Prefeitura. Os manifestantes já estão fora do pátio e a Brigada Militar lança bombas de gás, enquanto os participantes do ato respondem com rojões. Cenário de guerra. Garrafas e diversões objetos são jogados contra o local. 

20h21 - Soltura de rojões continua e o barulho é muito forte. Brigada Militar está com a cavalaria empurrando os manifestantes para fora do pátio do Centro Administrativo Municipal. 

20h20 - Volta a chover em Caxias do Sul. Venta forte e faz 9.4°C

20h18 - Muitos rojões são jogados contra a Prefeitura. Pode-se ouvir o forte barulho à quilômetros de distância. 

20h12 - Manifestantes vaiam o vereador Mauro Pereira.

20h04 - Quando algum membro do ato se exalta e tenta enfrentar algum Guarda Municipal, os manifestantes gritam: "sem violência".

20h02 - A cerca de um minuto em frente à Prefeitura, os manifestantes cantaram o hino rio-grandense.

20h00 - Algumas pessoas arremessam pedras contra a Prefeitura de Caxias, mas não danificaram o prédio até o momento. Informação do jornalista Guilherme Pulita. 

19h59 - Protestantes colocam bandeira com a imagem de Che Guevara no mastro em frente ao Centro Administrativo Municipal, segundo Juliana Bevilaqua, jornalista da Rádio Gaúcha Serra.

19h54 - Manifestantes acabam de chegar à Prefeitura de Caxias do Sul!

19h49 - Moradores da região onde fica a prefeitura piscam as luzes dos apartamentos em apoio aos manifestantes.

19h47 Manifestantes estão na prefeitura gritando por educação e saúde. Eles também gritam: "onde está o prefeito?". Não há tumulto. A Guarda Municipal protege o prédio.

19h41 - A mais ou menos dez minutos, um grupo furou o bloqueio de PMs e se dirige neste momento à Prefeitura, onde há segurança reforçada de policiais e guardas municipais.

19h40 - Bondes formados por jovens vindos provavelmente de bairros da cidade ameaçaram policiais, mas eles não reagiram às provocações.

19h23  Rojão foi soltado no meio da multidão. Moto da Brigada Militar foi chutada por grupo anarquista

19h21Maior parte dos manifestantes segue pela Sinimbu, enquanto um grupo menor se encaminha para a Prefeitura, na Alfredo Chaves. Policiais fazem a segurança no prédio.

19h20 - Serviço de Atendimento ao Cliente da VISATE informa que todos os bairros da cidade de forma geral sofrem com o atraso nos ônibus. Usuário vai precisar de paciência para utilizar o serviço nesta noite!

19h18Helicóptero da Brigada Militar sobrevoa a área central de Caxias agora.

19h15 - Após confronto com policiais, um jovem foi detido por pelo menos cinco PMs em Caxias do Sul. Informação de Guilherme Pulita.

19h13 De acordo com o jornal Zero Hora, além de Caxias, outras 6 cidades também organizam protestos nesta sexta. São elas: Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba e Sapucaia do Sul.

19h12 - Manifestantes caxienses silenciam ao passar por hospital durante manifestação em Caxias do Sul. Informação da Rádio São Francisco AM.

19h11Algumas pessoas querem confronto com a Brigada, mas os líderes da manifestação estão tentando convencê-los a não partir para o enfrentamento. Informações do jornal Pioneiro.

19h11Os manifestantes se encontraram com a Brigada Militar na Sinimbu com a Coronel Flores e teve um princípio de tumulto, mas já está contornado.

19h07Manifestantes se encontram neste momento no Largo Presidente João Pessoa, em São Pelegrino. Eles pretendem subir a rua Sinimbu, conforme o trajeto inicial planejado e voltar para a Praça Dante Alighieri.

19h01Grupo que está na rua Coronel Flores chama manifestantes que seguem pela Pinheiro para irem até a Prefeitura, informa Juliana Bevilaqua, da Rádio Gaúcha Serra.

18h55Divergências neste momento. Determindos membros de um grupo quer ir para a Prefeitura, mas os organizadores do ato não querem.

18h52 - Brigada Militar estima que 10 mil estão nas ruas de Caxias do Sul neste momento. 

18h50Jornalista Marcelo Passarella, da Rádio Caxias, informa que o número de participantes do ato chega aproximadamente a 5000. 

18h47Houve, há pouco, um certo momento de tensão, pois alguns manifestantes queriam seguir pela Marechal Floriano, ao invés do trajeto combinando antes do ato, no caso, acessar a Feijó Jr. O fato aconteceu com o grupo que desceu a Sinimbu, ou seja, desceu no sentido contrário ao trajeto original. Parte do grupo estaria descendo a Pinheiro Machado conforme o combinado. As informações são da Rádio Caxias.

18h46 - Baderneiros explodiram rojões há pouco e foram vaiados pelo restante das pessoas que participam do ato.

18h45Vale lembrar que a segurança foi reforçada por PMs na prefeitura.

18h44 - Internauta comentou no Twitter que um grupo teria quebrado pontos de ônibus e placas de sinalização na rua Alfredo Chaves, onde está situada a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura da cidade.

18h40 Protestantes também teriam acessado a rua Sinimbu e descido a via até o bairro São Pelegrino. Informação não oficial. 

18h38Há desorganização no ato. Há pelo menos 10 minutos o grupo acessou a Pinheiro Machado. Enquanto isso, pessoas ainda estão descendo a Marquês do Herval.

18h36Lembrando que, além de Caxias, outras 70 cidades brasileiras também estão mobilizadas nesta sexta

18h36 - O trajeto previsto é que os manifestantes desçam a Marquês do Herval, acessem a Pinheiro Machado, se desloquem para a Feijó Júnior e sobem a Sinimbu até a Praça Dante, novamente.

18h34 - Caminhada começa em Caxias do Sul. Participantes gritam "sem violência".

18h32 - De acordo com a colunista Cristiana Lôbo, do portal G1, a presidente Dilma Rousseff deverá fazer um pronunciamento à Nação sobre as manifestações realizadas desde o início da semana em mais de 140 cidades. O pronunciamento deverá ser nesta sexta (21), às 21h, em cadeia nacional de rádio e televisão, à qual presidentes costumam recorrer quando querem falar sobre temas importantes. 

18h26 - Brigada Militar reforça a segurança no prédio da prefeitura de Caxias do Sul.

18h23 Grupo que se concentrava em frente ao Banco do Brasil se junta ao grupo que se concentrava na Avenida Júlio de Castilhos, próximo do calçadão. Eles se preparam agora para começarem a caminhada. O inicio está previsto para às 18h30.

18h20 - 27.031 pessoas confirmavam a participação na página do evento no Facebook. Cerca de 1000 se encontram na Praça Dante, de acordo com a Rádio Caxias.

18h20Internautas informam por meio das redes sociais que o hipermercado BIG está fechado.

18h18 Todas as escolas da cidade liberaram os alunos do turno da tarde mais cedo. Boa parte das escolas estaduais não terão aulas no período noturno.

18h17 - A Faculdade da Serra Gaúcha, a Faculdade América Latina, a Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha e o Mutirão Caxias não têm mais aulas desde às 17h. A FTEC encerrou suas atividades às 18h e a Anhanguera também não irá funcionar à noite. A Faculdade Anglo-Americano/IDEAU encerrou o expediente às 18h.

A UCS mantém as aulas mas orienta que professores reagendem avaliações previstas para hoje


18h17Pela primeira vez em 10 anos o prédio da Polícia Civil, na rua Dr. Montaury, precisou fechar as suas portas.

18h12 Jovens em sua maioria formam o "time" que manifesta na cidade.

18h10 - Cerca de 30 profissionais da VISATE orientam os passageiros nas principais paradas de ônibus de Caxias.

18h07 - PMs e membros do setor de inteligência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra) estão à paisana no meio dos manifestantes.

18h05 Ainda referente ao transporte coletivo, a SMTTM informou que se o evento passar da meia-noite, haverão ônibus em dois horários especiais e, conforme a necessidade, veículos reservas serão disponibilizados.

18h05 A informação é que neste momento não chove no Centro de Caxias. Um incentivo para quem ainda está pensando se vai ou não acompanhar o protesto

18h04 - A Rádio Caxias informa que o número de pessoas nas proximidades da Praça Dante é de aproximadamente 1000.

18h02A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) informou que foram criadas três paradas especiais de ônibus devido do protesto. Os pontos ficam na rua Garibaldi, na esquina com a Dal Canalle e nas ruas Bento Gonçalves e Vinte de Setembro, ambos na esquina com a rua Moreira César. 

17h59Primeiros policiais militares chegaram há pouco na rua Marquês do Herval e foram vaiados, conforme informações do jornalista Guilherme Pulita.

17h58 - O trânsito já é bastante carregado na Bento Gonçalves, afinal os ônibus que trafegam normalmente pela Sinimbu foram desviados para a via. Buzinaço é constante.

17h56 - A linha Interterminais não está circulando e os "azulzinhos" circulam com redução de horários.

17h50 - Devido ao desvio nas principais ruas centrais, 95% dos ônibus do transporte coletivo, cerca de 240 veículos, vão desviar o trânsito pelas ruas Bento Gonçalves e Vinte de Setembro, de acordo com a VISATE.

17h48O único prédio aberto no Centro de Caxias é a Catedral, na Sinimbu, de acordo com o jornalista Guilherme Pulita, da Rádio Gaúcha Serra.

17h47 - A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) orientou que os comerciantes do Centro fechassem os estabelecimentos comerciais às 17h e o pedido foi atendido.

17h43 - Por prevenção, a Codeca retirou no inicio da tarde diversos contêineres de lixo da área central da cidade. 

17h41Conforme informações da Rádio Caxias, ouvem-se muitos gritos de guerra no local da concentração. Pelo menos três rojões foram soltos mas ninguém ficou ferido.

17h41 - Desde às 17h o quadrilátero formado pelas ruas Sinimbu, Marquês do Herval, Pinheiro Machado e Feijó Júnior está bloqueado para o trânsito de veículos.

17h40Os manifestantes se concentram em frente ao Banco do Brasil, na rua Marquês do Herval, bem em frente à Praça Dante.

17h39 Desde às 15h30 o movimento de pessoas se intensifica na Praça Dante Alighieri, local em que ocorre a concentração do manifesto.

17h32 - BOA NOITE LEITORES! INICIA NESTE MOMENTO A COBERTURA AO VIVO DO PROTESTO NAS RUAS DE CAXIAS DO SUL. 

Manifestação em Caxias do Sul começa em 1h30

A manifestação pedindo melhores condições de vida para os brasileiros começa em 1h30, em Caxias do Sul. O ato sai da Praça Dante Alighieri, no Centro, às 18h30. 

O combate à corrupção, o pedido de maior segurança e mais qualidade na educação e saúde, além da luta contra a repressão aos movimentos sociais e por mobilidade urbana e transporte de qualidade são os temas em questão no ato de hoje.

Para a passagem dos manifestantes, o trânsito no quadrilátero formado pelas ruas Sinimbu, Pinheiro Machado, Marquês do Herval e Feijó Júnior ficará totalmente bloqueado para o fluxo de carros desde às 17h. Devido ao ato, os ônibus do transporte coletivo serão desviados pelas ruas Bento Gonçalves e Vinte de Setembro.

Os manifestantes que irão protestar vão precisar de coragem. Cerração e garoa fina que se junta ao vento, elementos típicos do inverno gaúcho, ocorrem agora em Caxias do Sul, que registra no momento 11.4°C. 

A Secretaria Municipal Trânsito e Mobilidade (SMTTM) informou que serão criadas três paradas especiais de ônibus devido ao manifesto; na Rua Garibaldi, na esquina com a Dal Canalle e nas ruas Bento Gonçalves e Vinte de Setembro, ambas nas proximidades com a Moreira César. Os moradores da zona leste também poderão utilizar o transporte coletivo na Andrade Neves e na Guia Lopes; os moradores da zona oeste poderão utlilizar também na Rua Teixeira Mendes, próximo do Parque Cinquentenário.

A secretaria afirmou também que se o protesto passar da meia noite haverá transporte coletivo normalmente em mais dois horários e que veículos reservas serão colocados nas ruas conforme a necessidade. 

Até o momento, 26.891 pessoas confirmaram a sua participação no evento

Leia mais
Mais de 24 mil confirmam participação em manifestação de Caxias do Sul