Subscribe:

terça-feira, 19 de março de 2013

Estudantes de Caxias do Sul promovem manifestação contra o novo ensino médio

Três estudantes de Caxias do Sul promovem no Facebook, uma manifestação contra o novo ensino médio implantado pelo governo estadual nas escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2012.

Intitulado como "Abaixo o ensino politécnico", a página do evento criado pelas estudantes Débora Petter, Isandra Rodrigues e Jéssica Bado na rede social, convida os alunos do ensino médio, professores e demais pessoas que estão indignadas com a nova lei do Ensino Médio Politécnico, novo nome para esse período escolar, para participarem da manifestação, marcada para a quarta-feira (3/04) às 9h, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul.

As organizadoras orientam os alunos a levarem os seus cartazes e a irem até a Praça Dante uniformizados, como forma de representar a instituição de ensino em que estudam. Além disso, a orientação é que os manifestantes também levem instrumentos que façam barulho porque haverá um panelaço

O Ensino Médio Politécnico entrou em vigor em 2012 com os primeiros anos e segue em 2013 pelos segundos e em 2014 com os terceiros anos. Além da mudança de nome, uma nova disciplina foi adicionada ao currículo escolar: trata-se do Seminário Integrado, matéria que visa a execução de projetos. A polêmica que cerca as mudanças, é a nova chance de aprovação dos alunos que reprovaram o primeiro ano em 2012. Até o fim deste mês, eles revisam todos os conteúdos estudados ano passado, para depois, realizarem uma série de provas. Caso irem bem, são automaticamente aprovados para cursar o segundo ano a partir de abril. Alunos que estudaram e fizeram as atividades propostas em 2012 e professores, se dizem indignados com a atitude do governo estadual e segundo o Cpers, sindicato da educação gaúcha, a intensão do governo de Tarso Genro (PT) é maquiar os lamentáveis índices da educação do Rio Grande do Sul.

Até o momento, 950 pessoas confirmaram a participação na manifestação em Caxias. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Entrevista com as criadoras da página "Caxias da Depressão"

Duas garotas caxienses resolveram criar uma página no Facebook para mostrar os fatos que marcam Caxias do Sul de forma irônica e bem humorada além de, promover debates sobre temas do cotidiano da cidade, como por exemplo a polêmica questão do serviço de transporte público e da segurança de Caxias.

À apenas 14 dias no ar, a Caxias da Depressão, já tem 8.489 curtidas na rede social e recebe inúmeros elogios por falar de Caxias do Sul de forma engraçada. 

Porém, as administradoras da página recebem também inúmeras críticas por aquilo que compartilham com os diversos "curtidores".

Confira abaixo a entrevista com as criadoras da página:

1. De onde surgiu a ideia de criar a “Caxias da Depressão”?

Diariamente recebíamos no nosso feed de noticias tags de paginas com o mesmo tipo de humor porém de outras regiões e estados. Ao procurar alguma que retratasse sobre a serra, não encontramos nenhuma relativamente "ativa".


2. Quem acompanha a página sabe que vocês que  administram os conteúdos, são meninas. Qual a idade de vocês? Ainda cursam a escola normal? Podem falar onde estudam? 


A quem pergunta nossa escolaridade e gênero, respondemos sem menor problema. Temos 17 e 27 anos. Uma é concluinte do ensino médio e a outra é graduada. Uma é aluna de ensino publico e a outra de ensino privado. Não podemos divulgar as instituições para que possamos manter nossas identidades em sigilo.


3. Qual o objetivo da página?

O objetivo inicial da página era trazer um pouco de humor com pitadas de sarcasmo e ironia, mostrando a cultura do caxiense em situações diversas a partir do nossos olhos.


4. Como vocês lidam com as críticas que recebem?


Quanto às criticas, todos têm o direito de opinar; e assim como as pessoas têm o direito de não gostar das nossas postagens, temos o direito de não gostar dos comentários. Criticas são sempre bem-vindas, ainda mais as CONSTRUTIVAS. O que tem nos gerado um certo desconforto é o fato de algumas pessoas estarem desviando o foco principal da página que é o entretenimento para fazer críticas ofensivas e agressivas, nos acusando de coisas que se quer fizemos. Acreditamos que retratar o que vivenciamos não seja crime algum, pois não inventamos nada nem usamos palavras de baixo calão como os que vem intervindo no divertimento dos nossos "fãs".


5. Vocês gostam de Caxias do Sul ou como boa parte dos jovens não gosta da cidade em que moram?


A cidade é ótima para morar, e assim como qualquer outra cidade em desenvolvimento, sofre cada vez mais com a marginalidade. "Cutucamos" os costumes justamente para polemizar, para ver até onde os cidadãos caxienses se identificam e se os mesmos encaram isso como uma brincadeira ou como preconceito. Temos familiares "típicos" italianos, tudo que postamos é o que conhecemos, coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Parte da família de uma, preserva o dialeto "talian" até os dias de hoje, passando de pai para filho.


6. O que Caxias tem de bom?


Caxias é uma cidade muito grande, lógico que está longe de ser a cidade modelo. Mas apesar disso, caxias tem, dentro das suas limitações, o cuidado com o tratamento de esgoto; asfaltos; e nesses últimos anos vem trazendo opções de lazer aos bairros. Matem a cidade aparentemente limpa comparado às outras cidades com mesmo número de habitantes.


7. E de ruim?


 A marginalidade vem crescendo muito rápido, sem dúvidas esse é o maior problema. E agora também tem os "bondes" de adolescentes. Fora isso, a saúde publica merece uma atenção especial... Mas o que realmente incomoda, é a "frieza" dos caxienses (para quem já morou um tempo fora de caxias, percebe que as pessoas por aqui tem uma cultura bairrista e pensam demasiadamente no trabalho). Moramos no pais do carnaval e nem feriado a cidade faz, mesmo a prefeitura e a secretaria de cultura incentivando esta "festa" tradicional brasileira. Sem contar a "educação" no transito: pedestres nem motoristas respeitam as próprias leis. Não existe sinal fechado para pedestres e nem sinal fechado para os carros, dentre outros...


8. O bom-humor e a ironia se fazem presentes na página. Acho bacana a ideia de vocês, quando vocês colocam uma foto sobre a VISATE, por exemplo, cria-se um debate bacana sobre o porquê recebemos um serviço de transporte público de má qualidade.


Acreditamos que 80% dos caxienses já andaram de Visate pelo menos 1 vez na vida, desde os da classe A até os da classe E, por isso tamanha repercussão


9. Gostaria de parabeniza-las pelo trabalho que vocês têm feito. E gostaria de pedir para que deixassem aqui, um recado aos leitores do blog e aos inúmeros internautas que riem todos os dias com o engraçado conteúdo da página.


Agradecemos pelo reconhecimento e oportunidade para expor nossas ideias seriamente, sem tons de ironia. Ao contrario do que muitos pensam, temos estudo e conhecemos a cidade em que vivemos. Temos opiniões divergentes a alguns, mas com certeza semelhante a muitos. Uma pena algumas pessoas encararem isso de má fé, já que temos responsabilidade social e já contribuímos e muito com muitas famílias que realmente necessitavam de um apoio não só financeiro, mas moral.